LIBRAS


No capítulo “A abordagem socioantropológica da cultura Surda”, percebemos que ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos. Marque a alternativa que apresenta as três correntes pedagógicas utilizadas na educação de surdos:


Sinalização, Oralização e Verbalização


Oralismo, Comunicação total, Bilinguismo.


Comunicação Total , Verbalização e Pedagogia Surda.


Oralismo, Escrita e Sinalização


Comunicação gestual, Comunicação oral e Comunicação escrita

As Línguas de Sinais contêm todos os componentes linguísticos pertinentes as línguas orais, tais como: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. No entanto, elas se diferem das demais línguas orais por ser de modalidade visual-espacial. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas orais-auditivas, é chamado de sinal nas línguas de sinais.  

Em relação ao status da língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A Língua de Sinais é considerada uma língua natural utilizada pelas comunidades surdas e é por meio dela que este grupo se identifica culturalmente.

II - A Língua de Sinais preenche todos os requisitos científicos para ser considerada um instrumento linguístico de força e poder.

III – A Língua de Sinais é uma língua visual-espacial expressa por meio da mistura de pantomimas, gestos e mímicas.

IV – A Língua de Sinais é uma língua visual-espacial e sua organização gramatical é dependente e inferior às línguas orais.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:


I e III.


I, II, III e IV.


I, II e IV.


II e III.


I e II.

Referente ao capítulo “A importância da audição no processo ensino aprendizagem” e de todos os estudos feitos até aqui, você é capaz de responder à seguinte pergunta: Por que para um educador é importante o estudo da audição, seus acometimentos e possibilidades de tratamento?


Hoje em dia, o educador tem que se dedicar única e exclusivamente ao aprendizado das questões relativas ao ensino, a questão da audição compete à área médica.


Porque ele deve apresentar um conhecimento amplo para melhor desempenhar seu papel, identificando possíveis causas de alterações (de um modo geral), que, consequentemente, refletem no processo de aprendizagem; para, quando necessário, sugerir o encaminhamento de tais indivíduos a tratamentos e/ou avaliações específicas


É irrelevante para o educador conhecer as possíveis causas de alteração da audição, pois a audição em nada interfere no processo de aprendizagem, uma vez que a aprendizagem se dá a nível mental.


O estudo da audição e como ela interfere no processo ensino-aprendizagem é uma responsabilidade do médico, não compete ao educador esse tipo de conhecimento.


Para um educador não é importante o estudo da audição, seus acometimentos e possibilidades de tratamento, pois seu foco deve estar na didática que irá utilizar em suas aulas.

Assim como as línguas orais-auditivas (Inglês, Francês, Espanhol, etc.) a língua de sinais não é universal, isto é, cada comunidade linguística tem a sua. Temos, então, diferentes línguas de sinais espalhadas pelo mundo, como, por exemplo: (ASL) Língua de Sinais Americana; (LSF) Língua de Sinais Francesa; (LSE) Língua de Sinais Espanhola; (LSI) Língua de Sinais Italiana, dentre outras. 

No caso do Brasil, a língua de sinais reconhecida e oficializada no ano de 2002 como uma língua verdadeira e de direito das comunidades surdas é denominada de: 


Língua Gestual Portuguesa


Linguagem Brasileira de Sinais 


Linguagem Gestual Brasileira 


Língua Brasileira de Sinais


Urubus Kaapor

Fonologia das línguas de sinais é o ramo da linguística que objetiva identificar a estrutura e organização dos constituintes fonológicos, propondo modelos descritivos e exploratórios. A primeira tarefa da fonologia, para as línguas de sinais, é determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais. A segunda tarefa é estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e as variações possíveis no ambiente fonológico.

Considerando os aspectos conceituais destas três unidades mínimas/parâmetros, apresente a sequência verdadeira, enumerando corretamente as sentenças abaixo:

(1) Configuração de mão

(2) Locação ou Ponto de articulação

(3) Movimento

 

(  ) Trata-se do deslocamento da mão no espaço, ou seja as mãos do enunciador representa o objeto enquanto a área em torno do corpo do enunciador é o espaço em que o movimento se realiza.

(  ) Trata-se da forma que a mão assume durante a realização do sinal.

(  ) Trata-se da área no corpo em que o sinal é realizado O sinal em LIBRAS pode ser realizado na região do espaço diante do corpo, próximo à cabeça, ao tronco, braços, pernas ou na própria mão.

 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

 


3, 1, 2


3, 2, 1


1, 2, 3


1, 3, 2


2, 3, 1

A língua de sinais é a língua usada pela maioria dos Surdo, na vida diária. E a principal forma que une a comunidade Surda, o símbolo de identificação entre seus membros. Analise as afirmativas a seguir e coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

                       

(  ) As línguas de sinais refletem a cultura dos diferentes países onde são usadas, e esse é mais um argumento contra a ideia de uma língua universal.

(  ) A Língua de Sinais é uma língua de modalidade visual-espacial expressa por meio mímicas e gestos.

(  ) A Língua de Sinais é considerada uma língua natural utilizada pelas comunidades surdas e é por meio dela que este grupo se identifica culturalmente.

(  ) A Língua de Sinais é uma língua visual-espacial e sua organização gramatical é dependente e inferior às línguas orais.

(  ) A Língua de Sinais preenche todos os requisitos científicos para ser considerada um instrumento linguístico de força e poder.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 


V - F -  F - V - V 


V - V - V - F - V


F - V - F - V - F


F - V - V - V - V


V - F - V - F - V

Língua Brasileira de Sinais, constituem sistemas de comunicação natural, uma vez que as comunidades linguísticas configuram-se por definições de natureza diversas, em que a noção de nação não é apenas uma.

 

Marque no parênteses ao lado de cada afirmativa, “V”, para aquelas que podem ser consideradas verdadeiras e com “F” para aquelas consideradas falsas:

(   )As línguas de sinais são línguas naturais como o português.

(   )As línguas de sinais são línguas de modalidade oral-auditiva.

(   )As línguas de sinais são sistemas complexos, com estruturas gramaticas próprias, constituídas nos níveis fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos.

 (   )As línguas de sinais constituem um traço identitário da comunidade surda e possibilita a interação entre seus membros e também entre eles e as pessoas ouvintes.

 

É correto o que se afirma em:


V, V, F, F. 


V, F, V, V.


F, V, V, V.


F, F, V, V.


V, F, F, F .

Muitas afirmações relacionadas a língua de sinais são inadequadas tanto do ponto de vista linguístico quanto social e pedagógico. Os estudos científicos sobre a Língua de Sinais (LS), já provaram que muitas concepções educativas na família e, sobretudo, na escola não correspondem ao conhecimento já construído e divulgado. Muitas dessas concepções se constituem como verdadeiros mitos.

 

Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e marque aquela que se constituem como verdadeiros mitos relacionados às línguas de sinais.

 

I - as LS teriam sido derivadas da comunicação gestual espontânea dos ouvintes;

II - a LS seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estético, expressivo e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral;

III -  a LS seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos;

IV – Haveria um única e universal língua de sinais usada por todas as comunidades de surdos.

V -  A LS é uma língua altamente complexa, bela e expressiva, por meio dela podem-se discutir política, economia, matemática, física, psicologia e etc.

 

Estão CORRETAS as afirmativas: 


II, III e V.


I e V. 


II e III.


I, II, III e IV.


I e IV.

Na Libras os sinais são organizados por cinco parâmetros (unidades mínimas) que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos, são eles: Configuração de mão; Locação ou Ponto de articulação; Movimento; Orientação e Expressões faciais e corporais.

 

Considerando os aspectos conceituais das unidades mínimas que foram os sinais na Libras, analise as afirmativas a seguir:

 

I –  Expressões faciais e corporais: podem realiza-se por meio de movimentos na face, cabeça, tronco e a expressão do olhar.

II – Configuração de mão: referem-se a forma que a mão assume durante a produção dos sinais que podem ser da datilologia/alfabeto manual ou outras formas feitas pela mão dominante.

III – Locação ou Ponto de articulação: Trata-se da área no corpo ou no espaço em que o sinal é realizado (o sinal pode ser realizado tocando uma parte do corpo ou no espaço neutro).

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:


I, II e III.


I e II apenas.


II e III apenas.


I e III apenas.


II apenas. 

Em se tratando de adaptações em sala de aula, as adaptações podem ser de duas naturezas: adaptações dos objetivos pedagógicos e adaptações no ambiente físico da sala de aula. No parênteses ao lado de cada afirmativa apresentada a seguir, coloque  1 quando corresponder ao Adaptações dos objetivos pedagógicos, 2 quando corresponder Adaptações no ambiente físico da sala de aula

 

(  ) Em relação à avaliação, não é aconselhável que os resultados das provas periódicas sejam supervalorizados em detrimento do processo de construção de conhecimento do aluno.

(  ) Assento preferencial para diferentes tipos de atividades a serem realizadas.

(  ) Com relação à análise das produções escritas, dos alunos que se comunicam pela Libras, devem ser valorizados o conteúdo (nível semântico-lexical), o aspecto cognitivo da linguagem, a coerência e a sequência lógica das ideias, não devendo haver muita exigência em relação aos elementos coesivos e também de conjugação verbal, por exemplo.

(   ) Provas adaptadas às necessidades do aluno.

(   ) Checagem e auxílio para compreensão do que foi dito pelo professor e pelos colegas de classe.

(   ) Modificações na estrutura física das escolas.

 

Após enumerar cada um dos parênteses, marque a alternativa que indica a sequência CORRETA: 



1, 1, 2, 2, 1, 1


2, 2, 1, 1, 1, 2


2, 1, 1, 1, 1, 2


1, 2, 1, 1, 2, 2


1, 2, 1, 1, 1, 2

Páginas: 12345678910